Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para um determinada ação boa: Trata-se de uma verdadeira inclinação.
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como individuo, quer como espécie, quer pessoalmente quer coletivamente.
A virtude no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.
Aristóteles distinguiu dois tipos de virtude: as intelectuais (ou do pensamento) e as morais (ou do caráter). As intelectuais se ensinam pela instrução, fazem parte da sophia (saber) e a Phronesis (sabedoria). Estas virtudes são também conhecidas como competências intelectuais e incluem o conhecimento cientifico relevante; aptidões técnicas e experiências adequadas; a inteligência; a capacidade de discernimento e bom senso prático. Por outro lado as virtudes do cárater são as virtudes éticas ou competências morais, ou seja desenvolvem-se através do hábito, da educação e da prática. Entre elas consistem no controle de paixões e são caracteristicas dos movimentos espontâneos do caráter humano.
Ao contrário do que muitos imaginam a virtude não é uma atividade, mas sim uma maneira habitual de ser. A virtude não pode ser adquirida da noite para o dia, porque depende de ser praticada.
Também é a felicidade mais autosuficiente, porque não precisa de bens materiais para se efetivar. Dessa forma, como a condição fundamental para a conquista da felicidade é a virtude, e esta só pode ser adquirida mediante exercicio e esforço, o homem tem que desenvolver mecanismos de ação que garantam a sua aquisição. Tais mecanismos são em especial,os valores (educação) e as leis. Os valores desenvolvem no homem os hábitos virtuosos; as leis organizam e protegem o exercicio da virtude pelos membros da sociedade.
EXTRAIDO.
Thiago do Espirito Santo Ferreira Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário