Gostaria de repassar para vocês o que está escrito no Almanaque Abril, edição de 2012, sobre o Protestantismo.
PROTESTANTISMO- Surge com a reforma Protestante, inciada no século XVI, pelo alemão Martinho Lutero (1483-1546). Ao questionar práticas e dogmas católicos, como a venda de indulgências e a intermediação entre o homem e Deus-papel dos sacerdotes-, Lutero rompe com a Igreja e dá origem ao Luteranismo. As Igrejas surgidas nessa época fazem parte do Protestantismo Histórico. As mais importantes são: a Luterana, fundada por Martinho Lutero, no Século XVI, com a crença próxima a Teologia Católica, porém são abolidos a confissão obrigatória, o culto aos santos e à Virgem Maria, o jejum e o celibato clerical, e a Biblia pode ser interpretada sem a ajuda de um padre; a Presbiteriana,, fundada pelo escocês John Knox no Século XVI, com base na doutrina de João calvino (1509-1564), é mais rigorosa que a vertente Luterana, enfatiza o ensino Biblico e busca evangelizar por meio da educação; a Batista, fundada em Londres, em 1611, por um grupo de luteranos, sob a liderança de Thomas Helwys, valoriza o batismo de adultos por imersão, fazendo da confissão de fé pessoal do batismo o eixo ético dos fiéis; e a Metodista, fruto de uma dissidência da Igreja Anglicana, conduzida pelo pastor John Wesley, em 1740, na Inglaterra, com Influência de calvino, acredita na purificação por meio da disciplina e da negação dos prazeres mundanos.
O protestantismo tem um novo ramo em 1906, quando aparece nos Estados Unidos, o pentecostalismo, cuja principal caracteristica é a convicção nos poderes do Espirito Santo, como o de curar doenças. No Brasil, as mais importantes igrejas pentecostais são a Congregação Cristã no Brasil, a Assembléia de Deus, A Deus é Amor e a evangelho Quadrangular.
A partir do Pentecostalismo, surge, na década de 70, nos EUA, o neopentecostalismo. Seu eixo central é a Teologia da Prosperidade: o sucesso e a felicidade devem ser alcançados nesta vida por meio da fé, que se confirma pelas doações as igrejas. A expulsão do demônio é enfatizada como a garantia de uma vida bem-sucedida e feliz e geralmente marca a conversão dos fiéis. A maior denominação neopentecostal no Brasil é a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada em 1977 por Edir Macedo, no Rio de Janeiro.
Espero que gostem do texto, e que Jesus os abençõe!
Thiago do Espirito Santo Ferreira Cabral.
Fonte: Almanaque Abril 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário