quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Gregório Nazianzeno, grande Trinitáriano.

Queridos irmãos, lendo um pouco de história da Igreja, me deparei com os chamados Pais da Igreja, que muito contribuiram, para a formação teológica desta. Especialmente o orador e poeta Gregório Nazianzeno, reconhecido como ardente defensor do Trinitarismo, como nos mostra o fragmento textual abaixo:

Vejam estes fatos: Cristo nasce, o Espírito Santo é seu precursor.Cristo é batizado, o Espírito testemunha... Cristo realiza milagres, o Espírito os acompanha. Cristo ascende, o Espírito toma Seu lugar. Que grandes coisas existem na ideia de Deus que não estão em Seu poder? Que títulos pertinentes à Deus não se aplicam também a Ele, exceto por "Não-criado" e "Criado"? Eu tremo quando eu penso em tal abundância de títulos, e quantos Nomes eles blasfemam, estes que se revoltam contra o Espírito!

Oração 31 de Gregório Nazianzeno.
Exerceu bastante influencia entre os teologos Gregos e Latinos, combateu o movimento alienalista, que procurava elevar o carater divino de Cristo, e subestimar o carater humano, quando na verdade, o pensamento mais influente, que foi ratificado por ele, é de que Cristo tinha os dois Carateres, consolidando cada vez mais a doutrina trinitariana no seio da Igreja Cristã.
Thiago do Espirito Santo Ferreira Cabral
Fonte: Wikipédia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário